Em 1948, por ocasião da elaboração da Lei Orgânica do Município de Porto Alegre, foram apresentadas duas emendas ao projeto pelo então vereador Ildo Meneghetti, visando a imediata construção de ginásios municipais gratuitos, localizados em diferentes bairros da cidade. Embora rejeitadas as emendas, a ideia frutificou.
O nascimento como ginásio, em Lei promulgada a 19 de dezembro de 1953, representou uma experiência de certo modo ousada. Partiu de uma proposição do legislativo municipal de autoria do Sr. Fernando Ortiz Schneider. Poucos esperavam que se tornasse realidade.
Ao começar a receber as primeiras matrículas, em princípios de 1954, o ginásio passava a ser encarado sob outro aspecto: o da necessidade que dele tinha uma zona cujos estudantes noturnos eram obrigados a ir procurar escolas no centro, com todas as dificuldades e despesas que isso acarretava.
O Ginásio Municipal cresceu e pela Lei nº 1.586, de 11 de maio de 1956, sancionada pelo então prefeito Leonel de Moura Brizola, recebeu a denominação de Ginásio Municipal Emílio Meyer, em homenagem ao grande educador rio-grandense.
A partir de 1957, devidamente autorizado pelo Decreto Municipal nº 1349, de 7 de outubro do mesmo ano, passou a denominar-se Colégio Municipal Emílio Meyer, ocasião em que pode oferecer aos seus estudantes o Segundo Ciclo do curso secundário.
Velha aspiração do educandário era possuir sua sede própria. Quando guiava os destinos da Leal e Valorosa Cidade de Porto Alegre o Dr. Célio Marques Fernandes este sonho se tornava realidade: era lançada a Pedra Fundamental do «Gigante Azul» da Avenida Niterói nº 472, no Bairro Medianeira. A eficácia do ensino e a dinamização do Colégio trouxe o progresso para este Bairro.
Assim sendo, em 1969, já em sua sede própria, o Colégio Municipal Emílio Meyer vinha oferecer aos estudantes porto-alegrenses fonte inexaurível de conhecimento. Neste ano de 1979 quando se comemora a efeméride do seus 25 anos de fundação, justas e merecidas homenagens ser-lhe-ão prestadas.
Fonte: Livro Comemorativo dos 25 anos da Escola (março, 1979
Nenhum comentário:
Postar um comentário